segunda-feira, outubro 06, 2008

Carta de demissão do Henrique de Sousa

.

Publiquei na secção "Textos" do site DOTeCOMe a carta de demissão enviada por Henrique de Sousa ao PCP, com data de 29 de Setembro. Trata-se de uma prática que tem vindo a ser seguida no DOTeCOMe há vários anos em casos idênticos.
Obtivemos o texto directamente do Henrique que o cedeu na medida em que já tinha sido objecto de referências em vários meios de comunicação.
Afirmou a esse propósito: "...contrariamente à especulação jornalística que terá sido feita (ignorando o que é explicitado na própria carta), o meu acto de desvinculação não tem como "gota de água" ou causa próxima as Teses do próximo Congresso. É uma decisão amadurecida e exclusivamente individual, por razões que têm a ver com uma reflexão sobre o que mudou em mim e no PCP num ciclo político longo e não por razões de circunstância ou para intervir agora no debate interno do PCP ou com o PCP".

Do longo texto da carta seleccionei, por significativa, esta passagem:

"Entrei livre, livre saio. Em nome da liberdade e da libertação dos homens, em primeiro lugar dos trabalhadores, aderi e dei o melhor que soube e pude enquanto militante, depois funcionário e dirigente do PCP. Mas está esgotado o impulso e a convicção que justificaram a minha adesão e participação partidárias.
Não reconheço na orientação e direcção do PCP actual o dinamismo, a abertura e a capacidade de renovação que sustentem a construção de um projecto transformador à medida das exigências e mudanças do nosso tempo, certamente suportado na busca incessantemente perseguida da síntese revolucionária entre liberdade e igualdade e assumindo para isso uma exigente e mais profunda reflexão crítica sobre as experiências, as realizações e os erros dramáticos dos comunistas no século findo. Apenas tal desafio justificaria manter uma filiação partidária. Não o vislumbro no partido."

A carta completa pode ser lida aqui.


.

5 comentários:

Anónimo disse...

-Adeus e passa bem.
Zé de Sousa

Anónimo disse...

henrique de sousa: bem escrito, sim senhor! tirou-me as palavras (que nao sei escrever) da boca. mas nao se misture com esta fauna que esta a publicitar esta carta na net só e apenas para achincalhar o pcp. e va dando noticias.

Anónimo disse...

-O PCP esta a cagar-se pró henrique sousa o pró anónimo o PCP só liga ao Operariado ao povinho o PCP é só cuzinho pró POVO.
Prior dos aflitos filhos, vinde a mim arrependidos que há alegria nos céus e almoços na santa terrinha

Anónimo disse...

Vai e não voltes, fazes cá uma falta como a FOME .

Anónimo disse...

Este sr gosta mesmo de escrever cartas de demissão, então não é que também se demitiu do tacho que tinha actualmente onde era carrasco? ou será que o meteram andar?Ainda lá ficaram alguns da mesma laia, esses vão a seguir.