segunda-feira, outubro 20, 2008

NÉQUIM

.


"Néquim" é o nome de um projecto que estará exposto no espaço Fundação PLMJ, em Lisboa, de 7 de Outbro a 22 de Novembro de 2008.

Nuno de Campos, o autor, inspirou-se na vida de Daniel de Sousa Teixeira, conhecido como «Néquim» entre os seus familiares e amigos próximos. Segundo a versão oficial do regime, Daniel de Sousa Teixeira faleceu no Hospital de São José, vítima de um ataque de asma brônquica, na manhã de 24 de Outubro de 1968. A PIDE prendera-o dois meses antes, na sequência do seu envolvimento na malograda operação armada da organização revolucionária LUAR, que visava a tomada temporária da cidade da Covilhã. Na Prisão de Caxias, Daniel de Sousa Teixeira correspondeu-se com a família, relatando o quotidiano e reflectindo acerca da sua trajectória pessoal.
...
Nuno de Campos desenvolveu numa série de grandes desenhos executados a carvão, com carácter realista, inspirados em frases escolhidas daquelas cartas. Através de uma determinada proposição, cada imagem traduz um pensamento. Por exemplo, uma vista de Trás-os-Montes, onde a Polícia deteve Daniel de Sousa Teixeira, legenda-se com «Na LUAR, não tive tempo para sequer pensar», demonstrando, assim, as dúvidas que assolaram o seu espírito.
...
Daniel de Sousa Teixeira, filho de um raro casal inter-racial da classe média urbana, consolada com a honrada subsistência legada por Salazar, enredou-se numa malhas de promessas, pagando com a própria vida a ousadia de sonhar. Ao articular micro experiência com grande narrativa, Nuno de Campos propõe uma original leitura do Portugal de finais da década de 1960 à luz dos nossos dias.
(texto do o comissário Miguel Amado extraído do site http://www.nequim.com/index.php)
.

Sem comentários: