sábado, outubro 18, 2008

A contradição essencial em todo o seu esplendor

.


"O Presidente da República está preocupado com a possibilidade do aumento do desemprego e com o crescimento do endividamento externo, mas considera que os portugueses podem confiar no sistema bancário, revela hoje o semanário “Expresso”."
A questão fundamental é evitar a rarefacção do crédito às empresas e famílias. Se isto não acontecer, muitas empresas enfrentarão dificuldades e poderemos ter um grande aumento do desemprego", disse Cavaco Silva, em declarações ao semanário...
"O maior problema de Portugal neste domínio é o do endividamento externo, que está a ser alimentado todos os anos pelo desequilíbrio das nossas contas externas que é muito elevado. É por isto que tenho insistido tanto na prioridade que deve ser concedida ao aumento da competitividade das nossas empresas", disse o Presidente...
A dívida externa portuguesa era de 343,9 mil milhões em Junho, mais do dobro do Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados do Banco de Portugal, dos quais 188,6 mil milhões são dívidas da banca que incluem o financiamento do crédito a empresas e a famílias, salienta o “Expresso”."
A contradição em todo o seu esplendor. Estamos endividados "até à raiz dos cabelos", vivemos acima das nossas possibilidades, e Cavaco acha que é preciso garantir que podemos continuar a endividar-nos. Porquê ?
É simples, a economia tal como a conhecemos não consegue funcionar, por insuficiência da procura, se nós não nos arruinarmos com empréstimos que não conseguimos pagar.
Acho que isto não tem saída...
.

3 comentários:

Anónimo disse...

PS/D,o mesmissimo partido,o partido dos heróicos empresários e uma população maioritariamente cabotina porque ainda tem a possibilidade de mandar estes tipos para onde nunca deveriam ter saido pq só representam uma minoria.Mas,a maioria não revela ser inteligente e de ddefender os seus interesses...

Anónimo disse...

Tem e,é a Revolução pq por este caminho, estamos a aproximarmos da barbárie.Já vejo alguma gente a vasculhar os caixotes do lixo e,bem perto de si,em Sacavém!

Anónimo disse...

-Eu por mim estou me nas tintas na Guiné comi carne de macaco e sabem que gostei... eheheheh - No princípio vomitei hac que nojo... mas as semanas foram passando e a fome a apertar até que vamos lá comer isso que remédio a partir dali macaco virava churrasco e foi assim.ora não vou lavar as mãos ao rio se tiver de comer -filhos de Banqueiro ou similar Fome é que não vou passar.
E Viva o BTP nº12