quarta-feira, maio 14, 2008

Um dia de salário para a Nação



Há dias, nos comentários ao post "E se houvesse um novo 25 de Abril ?", afirmei que também eu contribuí com "Um dia de salário para a Nação". Como entretanto encontrei um documento interessante volto ao assunto.

A campanha, lançada nos últimos meses de 1974, tinha como objectivo ajudar financeiramente o Estado no conturbado período que então se vivia.
Um certo número de empregados da IBM, empresa em que eu então trabalhava, aderiu à campanha e os seus contributos ascenderam a quase 52.000 escudos (nessa época um programador ganhava cerca de 15.000 escudos mensais).
Aqui fica a reprodução do recibo que nos foi enviado em Dezembro de 1974 pelo Ministério do Trabalho, assinado pelo punho de João Amaral ao tempo chefe de gabinete do ministro.

2 comentários:

Jorge Nascimento Fernandes disse...

Reconheço agora que no texto em que fiz referência “Ao dia de salário para a Nação” o confundi com outra acção, que teve lugar em 5 de Outubro de 74 e constou numa jornada de trabalho voluntária. Era a resposta do Governo do Vasco Gonçalves à demissão, seguida de discurso catastrofista, do Spínola. Penso que foram iniciativas da época, mas diferentes.

F. Penim Redondo disse...

É verdade. Também participei nessa, claro.