segunda-feira, maio 19, 2008

Barco com água abastece Barcelona




A seca na cidade de Barcelona é tão forte que já obrigou ao recurso a um barco com água para abastecer a população. As barragens estão vazias, apesar de alguma chuva que caiu em Abril.

As chuvas da Primavera permitiram que as barragens estejam agora com cerca de 25% da sua capacidade preenchida, mas estão muito longe de poder fazer face às necessidades da cidade. O Verão deverá ser bastante quente e seco, segundo as previsões meteorológicas, pelo que medidas de emergência começam já a ser tomadas. As autoridades têm feito campanhas apelando ao uso racional da água por parte dos consumidores, mas o carregamento de 19 toneladas trazidas por barco de Tarragona acabou por ser uma medida inevitável para fazer face à uma das piores crises de abastecimento desde 1953.

"Se não chover e se não forem encontradas soluções, Barcelona vai sofrer com cortes de fornecimento de água. Mas por agora, parece que as medidas que estão a ser tomadas vão ser eficazes", disse Jordi Campillo, vereador para o ambiente.

Os 5,5 milhões de habitantes da cidade deverão poder contar até ao Verão com mais dez carregamentos de água, que custarão cerca de 40 milhões de euros. O governo está a construir uma fábrica de dessalinização de água do mar, que será a maior da União Europeia e que deverá estar operacional em Maio de 2009. Estima-se que possa fornecer 20% da água necessária a Barcelona e será a primeira de várias a construir por toda a Espanha.

Esta notícia sobre uma das cidades mais bem geridas da Europa, ou com fama disso, leva-me às seguintes questões:

- Se isto se passasse em Portugal estaríamos certamente a ouvir um coro de vozes clamando contra a nossa impreviência e falta de planeamento.

- Por falar em Portugal, qual é a probabilidade de se verificar uma situação equivalente ? Será que devíamos começar já a planear centrais de dessalinização ?

- Estaremos a fazer tudo para proteger e potenciar as nossas reservas (pelos vistos estratégicas) de água ? Onde se meteram os adversários do Alqueva ?

4 comentários:

ulisses disse...

já vendemos água

http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentid=C4341E84-C4A2-4D27-B26F-CEEEA17452E5&channelid=00000009-0000-0000-0000-000000000009

F. Penim Redondo disse...

Obrigado pela indicação. Nem me tinha apercebido de que a venda de água já tinha acontecido.

Jorge Nascimento Fernandes disse...

Não tenhas medo.Enquanto Lisboa tiver o Castelo de Bode está safa. O problema é a constante degradação da sua qualidade, com as construções em volta e os barquinhos de recreio.

F. Penim Redondo disse...

Também estou farto de ouvir falar do aquífero do estuário do Tejo mas nunca cheguei a perceber se conta para este campeonato.