quarta-feira, maio 07, 2008

1966

.

.

Londres transforma-se na «capital da década». O padrão da moda é londrino: mini-saia, Carnaby Street, Mary Quant. O unissexo ganha «direitos de cidade» e é, pemitido, legalmente, o casamento entre homossexuais.

Bertrand Russel é o novo «ideólogo» da juventude, e, na República Popular da China, a opinião está no «Livro Vermelho» de Mao-Tsé-Tung. 750 milhões de cineses fazem a Revolução Cultural, e, por terem opinião contrária à estabelecida, dois escritores soviéticos, Sinyavski e Daniel, são condenados a trabalhos forçados.

De Gaulle surpreende tudo e todos: sai da NATO, visita Moscovo e condena a intervenção norte-americana no Vietnam. Conferência dos não-alinhados na Índia presidida por Indira Gandhi, Nasser e Tito.

No dia 1 de Março os soviéticos conseguem novo feito na conquista do Espaço: é deles a primeira nave terrestre que estaciona num outro planeta, Vénus. A nave chama-se Venus-3.

Em Portugal, inaugura-se a «Ponte Salazar» e Madalena Iglésias canta «Ele e Ela». «Sei Quem Ele É» / «Ele É Bom Rapaz» / «Um Pouco Timido até»... No entanto é preciso lidar com o bloqueio do Porto da Beira ordenado pelo Conselho de Segurança da ONU, nasce a UNITA e, em Macau, é preciso impôr a lei marcial por causa dos protestos polpulares.

É o ano de Eusébio no Campeonato do Mundo de Futebol em que Portugal obtém o terceiro lugar.

«Alfie», «Blow Up» e «Quem tem Medo de Virgina Wolf ?» são os filmes que dominam as telas. É também o ano de «Bela de Dia» de Bunuel.

Não é por terem os pés mal assentes no solo que os Beatles se apresentam pela última vez em palco. S. Francisco, 29 de Agosto, a partir daí os Beatles querem è gravar, controlar o próspero negócio que desencadearam. Nos Estados Unidos têm dois discos em n.° 1 («We Can WorK It Out» e «Paperback Writer»); em Inglaterra, três («Day Tripper», «Eleanor Rigby» e o mesmo «Paperback Writer»).
«The Ballad of the Green Berets», de Barry Sadler, «These Boois Are Made For Walking», de Nancy Sinatra; «The Sun Ain't Gonna Shine Anymore», dos Walker Brothers; «Eleanor Rigby», dos Beatles; «Disctant Drums», de Jim Reeves; e «Green Green Grass of Home», de Tom Jones, são as canções que mais se vendem ao longo do ano.


__________________________


Mini-saias e o livro vermelho são os polos antagónicos que mais tarde afectam o Maio de 68.



As razões desta cronologia estão explicadas aqui.

Sem comentários: