quarta-feira, maio 07, 2008

1965

.


O ano da «canção de protesto». Bob Dylan canta «The Times They Are A-Changin'» e «Like a Rolling Stone» e os Beatles tornam-se, a 11 de Junho membros da Ordem do Império Britânico.
Dois homens passeiam no Cosmos, fora das naves: primeiro o soviético Alexis Leonov, em Março, depois o norte-americano Edward White, em Junho.
Os norte-americanos bombardeiam pela primeira vez o Vietnam do Norte (7 de Fevereiro) e forças australianas juntam-se às norte-americanas na escalada da guerra do Vietnam (2 de Junho).
O Papa Paulo VI visita Nova Iorque, e a 11 de Novembro Ian Smith declara, unilateral mente, a independência da Rodésia. Churchil Morre com 90 anos. É inventada a linguagem Basic.
Índia e Paquistão combatem a segunda guerra por Caxemira e, na Indonésia, a repressão anti-comunista faz 500 mil mortos e 250 mil presos.
Em Portugal, Delgado é assassinado, Tomás é eleito por colégio eleitoral e Simone de Oliveira canta «Sol de Inverno». A Casa dos Estudantes do Império é encerrada e sai o «Manifesto dos 101 católicos», contra a hierarquia da igreja e contra a guerra colonial. É de 1965 a «Praça da Canção» de Manuel Alegre.
«Pedro o Louco», de Goddard, «Doutor Jivago» de David Lean e «Julieta dos Espíritos».
São ainda os Beatles quem domina o top norte-americano: pelo segundo ano consecutivo, cinco dos seus discos chegam a n.° 1 na América («I Feel Fine», «Eight Days A Week», «Ticket To Ride», «Help» e «Yester-day». Curiosamente, em Inglaterra, «Eight Days A Week» e «Yesterday» não conseguem idêntica proeza mas um sexto single é, igualmente, n.° 1: «DayTripper».
Os Rolllng Stones sobem, também, ao 1.° lugar pela primeira vez nos Estados Unidos («Satisfaction» e «Get off of My Cloud») singles que, juntamente com «The Last Time», são também n.º 1 em Inglaterra.
Os ingleses, aliás, têm uma aparição em força no top norte-americano: Herman's Hermits e Dave Clarke Five reunem-se a Beatles e a Stones na conquista de primeiros lugares.
A canção do ano é «Mr. Tambourine Man», de Bob Dylan. O público reconhece-o e, na versão dos Byrds, leva-a ao primeiro lugar tanto nos Estados Unidos como em Inglaterra. __________________________

Pois é, «The Times They Are A-Changin'» três anos antes do Maio de 68.

As razões desta cronologia estão explicadas aqui.

Sem comentários: