quarta-feira, maio 07, 2008

1964

.

.
No dia 14 de Junho Mandela é condenado a prisão perpétua e posteriormente enviado para a prisão de Robben Island. A 2 de Julho Lyndon Johnson assina a Lei dos Direitos Civis, a mais radical alteração de sempre à situação de discriminação racial nos EUA.

S. Francisco. A cidade californiana é o «paraíso na Terra». Ginsberg e Kerouac são os «novos filósofos», nascem os hippies. A negação da sociedade tecnológica, o sexo comandando a vida, «make love not war» — e eis como o mundo testemunha uma nova «revolução», de ideias e de costumes.
Institui-se a vida em comunidade e o consumo de drogas é assumido pelos jovens e por alguns intelectuais da nomeada, Timothy Leary encabeçando a lista. O LSD é mesmo experimentado em Universidades californianas...

Em Inglaterra, o avanço tecnológico impõe, por um lado, o rádio transistor e, por outro, as rádios piratas. As comunicações são mais livres, a comunicação liberta-se. Nasce a mais famosa das estações clandestinas, a Radio Caroline.


A República Popular da China entra no clube atómico e Jean-Paul Sartre recusa o Prémio Nobel. Martin Luther King è nomeado para o Nobel da Paz e, na Bienal de Veneza, é consagrada a op-art.
A 25 de Fevereiro, Cassius Clay tinha conquistado o título mundial de pesos pesados e muda o seu nome para Muhammad Ali. A 27 de Maio morre Nehru e o jornal inglês «Sun» inicia a sua publicação a 15 de Setembro. Lyndon Johnson é reeleito presidente dos Estados Unidos e não hesita em intensificar a intervenção do seu pais no Vietname.


Kruschev é deposto na União Soviética. A OLP é criada na Palestina.


Mary Quant cria a mini-saia.


Em Portugal regista-se a dissidência pró-chinesa no PCP que origina a Frente de Acção Popular (FAP) e do Comité Marxista-Leninista de Português (CMLP). A Acção Socialista Popular (ASP) é criada em Genebra.


A Frelimo inicia a luta armada em Moçambique e na Guiné dá-se a grande batalha pela ilha de Como. É o ano de «Belarmino» e do primeiro Festival da Canção. O Sporting conquista a Taça dos Vencedores das Taças.


Os Beatles «atacam» nos Estados Unidos: «I Want To Hold Your Hand», «She Loves You», «Can't Buy Me Love», «Love Me Do» e «A Hard Day's Night» são os cinco singles que entram, durante o ano, para o top norte-americano onde também se evidenciam as Supremes com «Where Did Our Love Go?», «Baby Love» e «Come See About Me».
Os mesmos singles dos Beatles mais «I Feel Fine» estão no top inglês no qual se estreiam os Rolllng Stones com «lt's All Over Now» e com «Líttle Red Rooster». Mas a grande canção do ano é mesmo «House of the Ristn Sun», dos Animals que, no entanto, è apenas n.° 1 no top inglês durante uma semana.


É o ano de «Dr. Strangelove» de Kubrick e do «Deserto Vermelho» de Antonioni. Os Beatles estreiam-se, ainda, no cinema («A Hard Day's Night»), o agente James Bond também («Goldfinger»). Os musicais são os filmes mais populares: «Mary Pop-pins», «My Fair Lady» e, porque não?, «Zorba, o Grego».


__________________________


S. Francisco e Londres ditam, imparáveis, novos comportamentos e trajes e o transistor inicia o longo percurso, que ainda não terminou, das comunicações em movimento.



As razões desta cronologia estão explicadas aqui.

Sem comentários: