sexta-feira, maio 30, 2008

O sexo dos anjos



.
.
.
.
.
Continuamos a ver a crise dos combustíveis tratada por gente responsável como se fosse mais um fait divers. Se, pelo contrário, se trata de uma ameaça séria à mobilidade tal como a conhecemos então estamos perante uma ameaça letal à nossa civilização.
São muito famosos os sistemas de abastecimento de água às povoações desenvolvidos durante o Império Romano. Uma marca civilizacional que só foi recuperada e retomada, na Europa, vários séculos depois. Estaremos nós, com a crise dos combustíveis, perante um fenómeno ainda mais grave ?
Em 2007 todos os dias entraram em circulação, só na China, 13.000 automóveis.
Cada vez que entra em circulação mais um automóvel num país emergente as nossas hipóteses de continuar a circular livremente, como costumavamos fazer, reduzem-se mais um pouco.
Será esta a forma actual da "invasão dos bárbaros" ?
Não quero ofender os chineses mas apenas estabelecer um paralelo com a derrocada do Império Romano e com o hiato civilizacional que se lhe seguiu.
Calculo que em Roma também se discutia o orçamento enquanto os bárbaros se acercavam das muralhas, como em Bizâncio se discutiu depois o sexo dos anjos.

Sem comentários: