sexta-feira, outubro 08, 2010

O consumo "interno"

.


Argumenta-se muito que a redução do rendimento disponível das famílias, por efeito das medidas de austeridade, terá um impacto negativo na actividade económica. Para avaliar esse impacto é necessário perceber como seria gasto o rendimento perdido dessa forma pelos consumidores.
Em Portugal, infelizmente, muito do consumo privado concorre para o aumento das importações, e o aumento do PIB de países terceiros, e não para o PIB nacional.
 .

2 comentários:

Carlos Alberto Silva disse...

Pois....
Mas com esta perspectiva, e ao vivermos nuna sociedade de consumo...significa que se essa sociedade não consumir...não é necessário produzir...
E se a industria não produz porque existe consumo, tem de fechar as portas...e então temos mais desemprego, mais dezajuste social...e por sua vez menos consumo...

Este é um tema em expiral.

Sou de opinião que é preciso injectar (dar) dinheiro na economia...mas aos consumidores.

Sou de opinião que os salários deveriam de ser incrementados em 10%. Basta que os empregadores sejam reduzidos da sua taxa social obrigatória desse valor.
Desta forma, mais dinheiro seria injectado na economia de consumos, os cidadãos poderiam viver melhor, e o estado cobraria mais IVA e por sua vez mais IRC e IRS das empresas.

E tenho a certeza que todos seriamos mais felizes e teriamos um Estado menos gastador.

Um abrço

F. Penim Redondo disse...

Caro Carlos,

o que eu quero frisar é que nas condições actuais, se não substituirmos muitas das importações por produção nacional, quanto mais consumirmos mais desiquilibramos as contas externas.