segunda-feira, outubro 04, 2010

A nova loja do chinês

.


Zhang Dejiang, vice-primeiro ministro, passeia no Erechteion durante a sua visita de quatro dias a Atenas em Junho


A caminho da Cimeira UE-China, que se realiza quarta-feira em Bruxelas, o primeiro-ministro chinês fez uma escala em Atenas para oferecer um importante apoio para ajudar a Grécia a sair da crise financeira em que está mergulhada. O plano passa pela compra de obrigações do Tesouro grego por parte da China, garantindo em contrapartida a participação nos grandes projectos de infraestruturas que a Grécia tem planeados (imobiliário, telecomunicações e transporte marítimo).
Para a China, que já manifestou o desejo de abrir uma ligação aérea directa entre Atenas e Pequim, trata-se , também, de abrir uma porta de entrada nos Balcãs.
"A China vai fazer um grande esforço para apoiar os países da Zona Euro e da Grécia, a fim de ultrapassarem a crise económica, participando na compra de novos títulos da dívida gregos", quando o país regressar aos mercados, afirmou o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao.
Ler mais AQUI e AQUI

Ainda virá o tempo em que, quando falarmos da "loja do chinês", nos estaremos a referir a uma dependência bancária. Nesse tempo talvez na China chamem "loja do europeu" aos bazares de recordações.

.

1 comentário:

Carlos disse...

Falando nisso...
http://www.nytimes.com/2010/09/13/opinion/13krugman.html?ref=paulkrugman

dependência bancária + moeda sobrevalorizada = ...