sexta-feira, outubro 08, 2010

Embraer decide fechar fábrica na China

.



SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP - A Embraer optou pelo fechamento da sua fábrica na China devido aos planos chineses de produzir seus próprios aviões. "Os chineses vão começar sua produção própria em 2011 e nos veem como concorrentes", disse Paulo Cesar de Souza e Silva, vice-presidente executivo para o mercado de aviação comercial da Embraer.
A empresa tem uma fábrica na China em associação com a Aviation Industries of China (Avic), para a fabricação do ERJ-145, de 50 lugares. A ideia da Embraer seria ter a autorização para construir um avião maior, de capacidade para 120 passageiros. Porém, a China está desenvolvendo aviões próprios. Segundo Silva, a última entrega de um ERJ-145 será feita em março.
O executivo afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma carta para o governo chinês sobre o assunto, mas não obteve resposta. "Não temos perspectivas de continuar a produção", disse.
Estadão.com.br

Agora a Embraer para além de deixar de vender na China vai ter, provavelmente, mais um concorrente de peso no mercado mundial.
Esperemos que esta reviravolta não lance por terra os nossos ambiciosos planos de criar em Évora uma "Autoeuropa dos aviões".

.

Sem comentários: