sábado, outubro 23, 2010

Enquanto nós discutimos o Orçamento...

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A China inaugura mais uma linha ferroviária de alta velocidade (TGV) na próxima terça-feira, reforçando a posição de líder mundial do setor com uma rede que, em menos de uma década, ultrapassou os 7.000 quilómetros de extensão.


A nova linha, um troço de 202 quilómetros entre Xangai e Hangzhou, é também o palco do novo recorde mundial de velocidade: 416,6 kms/hora.
Nos testes realizados o mês passado, o mais moderno “tgv chinês”, o “CRH380A”, excedeu em 22,3 Kms/hora a marca alcançada no verão de 2008 na primeira linha férrea chinesa de alta velocidade, que liga Pequim a Tianjin.
O engenheiro-chefe do Ministério dos Caminhos de ferro, He Huawu, anunciou esta semana que a China está a desenvolver um comboio ainda mais rápido, capaz de atingir 500 kms/hora, a velocidade de alguns aviões pequenos.
“Queremos liderar o mundo na construção ferroviária de alta velocidade”, disse He Huawu num fórum internacional da especialidade em Wuhan, centro da China.
O “CRH380A” que vai operar na linha Xangai-Hangzhou – um comboio «made in China» com oito carruagens e capacidade para 500 passageiros – atinge os 350 kms/hora ao fim de apenas dez minutos.
Segundo a previsão das autoridades, cerca de 80 milhões deverão viajar anualmente naquela linha, que liga a “capital económica da China” à capital da província de Zhejiang, uma das mais prósperas do país.
No final de setembro, a China já tinha 7055 quilómetros de via-férrea de alta velocidade, devendo chegar aos 13 000 quilómetros em 2012 – mais do que toda a rede existente hoje no mundo inteiro.
Em 2009, o Japão e a França – os outros países que mais têm investido neste domínio – tinham, respetivamente, 2000 e 1900 quilómetros.
Pelos patrões da International Union of Railways, organização com sede em Paris, a alta velocidade corresponde a mais de 200 kms/hora.
Entre os dez mil quilómetros em construção na China destaca-se a linha Pequim-Xangai, com 1318 quilómetros, uma empreitada que no ano passado empregava cerca de 110 000 trabalhadores e cuja abertura está prevista para 2012
A viagem entre as duas principais cidades do país passará a demorar menos de cinco horas, metade do tempo atual.
He Huawu prevê que “num futuro próximo, a rede chinesa de alta velocidade atingirá 50 000 quilómetros de extensão, ligando todas as cidades com mais de 500 000 habitantes”.


Diário Digital /Lusa

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1 comentário:

Vitor M. Trigo disse...

Obrigado pela notícia, Fernando.
Iria passar-me ao lado, se não a tivesses publicado.
Vou já utilizá-la num post que colocarei hoje sobre a (difícil) transição da China da produção em massa para a inovação e qualidade.