quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Soma e segue na época de saldos

.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, confirmou nesta quarta-feira, 18, que seu governo comprará da China radares e aviões de treinamento, dentro de sua política de modernização da Força Armada Nacional Bolivariana. O chefe de Estado assinalou que o assunto não foi tratado com o vice-presidente chinês, Xi Jinping, durante a visita oficial de dois dias a Caracas que terminou nesta quarta, mas indicou que seu governo mantém esses planos. Estadão.com.br (ver o resto)
_________________________

A China vai conceder à Rússia crédito no valor de 25 mil milhões de dólares, em troca de fornecimentos de petróleo russo durante 20 anos, anunciou hoje o vice-primeiro-ministro russo, Igor Setchin.
O pacote de cooperação económica e financeira foi formalizado com a assinatura de contratos entre as duas partes, na terça-feira, com o crédito chinês a ser canalizado para as empresas russas Rosneft e Transneft.
A Rússia e a China tinham já assinado, também terça-feira, em Pequim, um convénio sobre a construção de um ramo adicional do oleoduto Sibéria Oriental - Pacífico e sobre fornecimentos de petróleo russo a longo prazo. Diário Digital (ver o resto)
_________________________

A negociação para a concessão de empréstimo de US$ 10 bilhões da China para a Petrobras deverá ter um capítulo decisivo amanhã, com a chegada ao Brasil do vice-presidente Xi Jinping, que trará em sua comitiva o representante do China Development Bank (CDB), a instituição financeira dona do dinheiro do provável financiamento.
A Petrobras e o banco chinês negociam a concessão do empréstimo desde novembro do ano passado. O principal objetivo da linha de crédito é financiar a exploração das reservas de petróleo na camada pré-sal, localizada abaixo do leito marinho, na Bacia de Santos. As principais divergências entre as partes dizem respeito às taxas de juros que incidirão sobre o financiamento. Segundo maior consumidor de energia do mundo, o país asiático receberia o pagamento por meio da entrega de petróleo. Estadão.com.br (ver o resto)
.

Sem comentários: