terça-feira, novembro 04, 2008

Os silêncios não são inocentes

.

"O mecanismo da "cunha", ou seja, o recurso a conhecimentos que se têm com pessoas dentro da profissão, "é o modo de acesso mais frequente" à carreira de jornalista, embora em Portugal os estágios ganhem cada vez mais importância. Estas são algumas conclusões de um estudo sobre o perfil sociológico dos jornalistas portugueses, realizado desde 2005 por uma equipa coordenada por José Rebelo, do ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa), e amanhã debatido no Sindicato de Jornalistas, em Lisboa.
Foram entrevistados 41 profissionais na fase qualitativa do trabalho de investigação; perto de metade das suas respostas sobre os respectivos modos de acesso à profissão apontam para as relações sociais directas ou indirectas como porta de entrada no mundo jornalístico, indica José Luiz Fernandes, um dos participantes na investigação, num dos artigos publicados sobre o estudo no último número da revista Trajectos, do ISCTE.
Uma entrevistada bastante jovem é citada sobre a forma de "arranjar trabalho nos jornais de Lisboa": "É com cunhas, nomes de família, amizades com figuras públicas, pertença a clãs jornalísticos."
Já as relações familiares surgem "com pouca importância" neste domínio, mas o autor menciona laços de parentesco com outros jornalistas em 15 dos 41 entrevistados, em especial aqueles que "adquiriram ligações já no interior do grupo, através do casamento e da união de facto". Exemplos? "Dois irmãos jornalistas, filhos de um casal de jornalistas"; outro que é "um jornalista filho e sobrinho de jornalistas, primo de jornalistas e casados com [uma] jornalista".

Público 04.11.2008

Eu bem me parecia... mas agora está provado "cientificamente".
Uma triste realidade que explica muitos silêncios e muitas "causas".
Um jornalista famoso costumava perguntar aos seus entrvistados: "onde é que estavas no 25 de Abril ?". Talvez agora, perante certos artigos na imprensa, devesse perguntar-se ao autor:"quem é que te arranjou esta colunazinha ?..."
Acho que a blogosfera começa a ser também infectada por arrasto...
.

Sem comentários: