sexta-feira, novembro 07, 2008

7 de Novembro

.
fotografia, tirada em S. Tomé, por Carlos Morais
"Porém, a sondagem mostra que 57 pc dos russos não tencionam festejar o dia 07 de Novembro, 14 pc não decidiram como o fazer, 12 pc planeiam assinalá-la em casa e 07 pc, na casa de amigos. Apenas 2 pc dos entrevistados tencionam participar em manifestações e comícios, organizados pelos vários partidos comunistas para comemorar essa data na Rússia."
...
"Não obstante o dia 07 de Novembro ter deixado de ser feriado, mais de 2,5 mil manifestantes, segundo as autoridades policiais, mais de 10 mil, segundo os organizadores, reuniram-se no centro da capital russa ao som de palavras de ordem como “A Rússia é Lénine! A Rússia é Estaline!”, “O capitalismo faliu, queremos o socialismo!”, “Liberais no poder, crise na economia!”."
Blog "Da Rússia", 07.11.2008 aqui e aqui
.
Estes posts do José Milhazes sobre a forma como os russos encaram a Revolução de 1917, apesar de não serem surpresa, provocam em mim o desconforto habitual. Aquilo que eu considero incontornável nestas estatísticas é a evidência do carácter anormal da experiência soviética.
Não me refiro às violências revolucionários ou sectárias nem sequer às privações e frugalidade forçada a que os russos estiveram sujeitos. O que eu acho extraordinário é o facto de uma experiência que se pretendia revolucionária não ter deixado um resquício, uma semente de novas relações de produção que as pessoas pudessem recordar e manter em custódia nem que fosse para um futuro longínquo.
.
Tudo se passa como no perturbante filme "Goodbye Lenine". As pessoas passam à frente e esquecem mas, supostamente, estão a andar para trás.
Tem que haver outra explicação para o fenómeno. Não podem estar tantos, há tanto tempo, tão completamente errados.





.

1 comentário:

Anónimo disse...

A propaganda é
devastadora!

Fidel,não os deixes pôr os pés em ramo verde!

Todas as sociedades humanas têm sido governadas em ditadura!

A Democracia é bom para pessoas de um novo tipo e neste estágio da evolução humana não permite tal!O que vemos é p.ex.,são os gajos do BPN estarem aqui fora e,não lá dentro.Uma 'justiça de cortiça'!
Um Estado da Direita e,não de Direito!Os upper estão sempre,mas sempre na boa ou,se quiser,as 'elites' q tudo sabem e,dado o maior fracasso da história do sector financeiro(vide,o vice presidente do Banco de Inglaterra e,ler o artg de Istvan Meszaros no resistir.info) preparam-se para mais do mesmo,mas com o dinheiro dos contribuints q não dá para a Seg.Social,mas q dá para os Bandidos Usurários banqueiros.Não percebo como não prendem os gajos do BPN.Claro q entendo....

Esrta gente,não passa de criminosos de alto gabarito que tomaram o poder.