domingo, agosto 15, 2010

Que grande pódio



As universidades de Lisboa e do Porto estão entre as 500 melhores universidades do mundo, segundo o Academic Ranking of World Universities, da Universidade de Jiaotong, de Xangai, na China.
No topo da lista estão Harvard, que ocupa o primeiro lugar pelo oitavo ano consecutivo, seguida de Berkeley que, relativamente ao ano passado, subiu um lugar e trocou com Stanford que está agora na terceira posição.

Nos primeiros 100 lugares predominam as universidades norte-americanas, aliás, os EUA ocupam 17 dos 19 primeiros lugares, entre estes estão as britânicas Cambridge, em quinto, e Oxford, em décima posição. Em 20.º lugar aparece a Universidade de Tóquio. Este ranking tem sido muito criticado por manter em lugares cimeiros as escolas dos EUA e deixar de fora as instituições europeias.

As universidades de Lisboa e do Porto aparecem entre as 401 e 500 melhores instituições. A partir da centésima posição, as instituições estão agrupadas de cem em cem e por ordem alfabética, desconhecendo-se o lugar em que se encontram.
Para António Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa (UL) "é uma honra estar incluída nas 500 melhores universidades do mundo. É excelente que a Universidade do Porto também esteja; e é fundamental que mais universidades portuguesas entrem nesta lista. É um trabalho que temos a obrigação de fazer, colectivamente". No entender de Marques dos Santos, reitor da Universidade do Porto (UP), este ranking é um "indicador idóneo e respeitado" e reflecte que a estratégia que a instituição tem desenvolvido é "correcta e auspiciosa".
Público 15.08.2010

Considerar uma honra estar entre as 500 melhores parece evidenciar uma preocupante falta de ambição. Caramba, apesar de tudo somos um país com mais de 800 anos e situado na Europa.
Se ser 500º é saudado como uma honra o que é que se consideraria normal ou desprestigiante ?

VEJA AQUI A LISTA DAS UNIVERSIDADES
.

Sem comentários: