segunda-feira, agosto 09, 2010

Salvem-nos dos nossos protectores



A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) não autorizou a Google a retomar as fotografias de ruas e espaços públicos em Portugal. Defende que o Street View tem por base a recolha de dados que pertencem à vida privada dos cidadãos e, por isso, tem de ser sujeito a uma fiscalização prévia. (ver mais informação)
A Google recorda que "utiliza tecnologia para desfocagem automática das caras e matrículas dos carros. Apesar de poder falhar, ocasionalmente, nalgum rosto ou matrícula automóvel a tecnologia utilizada desfoca a maioria das imagens e revela-se uma ferramenta eficaz. Nos casos em que um rosto ou matrícula de carro surja sem desfocagem qualquer pessoa pode utilizar a opção "reportar um problema" e dar-nos conhecimento".
Este parece ser mais um caso de excesso de zelo da CNPD. De certa forma uma atitude retrógrada e mesmo ridícula.
Os direitos cuja protecção se invoca não parecem estar gravemente ameaçados e a utilidade social do serviço que se tenta impedir é indubitável.
Como muitas outras "autoridades" e "observatórios" que pululam no nosso país, a CNPD parece estar focada em justificar a sua própria existência mesmo que para isso prejudique a generalidade dos cidadãos.

.

.

2 comentários:

Fernando Couto disse...

Lamentavel, parece que voltamos ao tempo do lápis azul! É por esta mentalidade vigente que por entre outras razões estamos sempre a remar para trás. FCouto

candido disse...

Viva Penim
Sabes que a nossa cultura africana faz com que produzamos muitas leis para ganhar protagonismo de classe(advogados/juristas), mas que não importa nada se vão ser cumpridas.
Depois vêm os tais ditos juristas de qualquer universidade que vivendo á custa do Orçamento querem justificar o lugar socorrendo-se de leis idiotas feitas por todos estes mediocres.É o que temos meu caro. Abraços