sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Annemarie Schwarzenbach

.

Annemarie (à esquerda) com uma amiga

Auto-retratos do Mundo : Annemarie Schwarzenbach (1908-1942)

Cerca de 200 fotografias captadas por Annemarie Schwarzenbach (1908-1942), escritora e jornalista suíça que viajou pelo mundo "com um olhar humanista sobre o outro", estão reunidas no Museu Berardo, em Lisboa. Comissariada por Emília Tavares e Sónia Serrano, a exposição "Auto-retratos do Mundo: Annemarie Schwarzenbach" é a maior sobre a autora realizada até hoje a nível internacional, apesar de, na génese, ter tido como objectivo "mostrar apenas as imagens tiradas em Portugal" no início dos anos 1940.
"Ela passou por Lisboa em 1941 e 1942, em pleno regime da ditadura do Estado Novo e eram essas imagens que queríamos mostrar, mas, por serem muito poucas, decidimos alargar o âmbito da exposição", explica Emília Tavares. Foi uma figura mítica do travel writing, deambulando em permanência pela Europa, Médio Oriente, África e América do Norte para reportagens fotográficas em que captava "um pouco de tudo, paisagens, zonas urbanas, pessoas" de uma forma intimista.
Esta tocante exposição de Annemarie Schwarzenbach pode ser visitada até 25 de Abril de 2010.

.



No mesmo museu, em contraponto revelador, encontram-se os trabalhos seleccionados para o prémio BESphoto. Como vem sendo hábito, com raras excepções, trata-se de objectos marcados por um preocupante pedantismo (ver os textos explicativos dos três autores seleccionados).

Para justificar a escolha de Filipa César como vencedora, o júri destacou o carácter de um trabalho que "resulta da criação de um objeto ímpar". "Pela maneira de tratar múltiplos problemas - a história de Portugal, a censura e a moral salazarista, o degredo, a homossexualidade feminina, o trabalho e a matéria - cruzando narrativas com a geografia e construindo imagens em que o a-humano, o elementar, o cósmico, contaminam com um força inatingível, a ação do homem".

Annemarie Schwarzenbach nunca poderia ganhar um concurso destes.

.

Sem comentários: