quarta-feira, julho 09, 2008

Uma BT para os Hospitais ?

.

"Um doente internado num hospital recebe o medicamento errado, investigado o incidente descobre-se que houve troca de fármacos porque há duas marcas com rótulos muito parecidos que causaram confusão. Relatado o problema segue um alerta para todos os serviços do hospital. Os efeitos adversos dos medicamentos, as quedas de doentes e as infecções contraídas em hospitais são as três áreas onde se verificam mais erros clínicos no mundo.
...
Num workshop da DGS sobre qualidade clínica, que decorreu na semana passada, em Lisboa, chegou-se à conclusão de que receber cuidados de saúde é tão perigoso como actividades tão radicais como escalar montanhas ou fazer bungee jumping e bastante menos seguro do que conduzir um carro, constatam estudos internacionais.
Dados internacionais sobre mortes acidentais apontam para 98 mil mortes atribuíveis a erros clínicos e bastante menos, 41 mil, devidas a acidentes de automóvel. Em Portugal não há números."
Público, "Ministério quer notificação de erros clínicos em todos hospitais", 7.07.2008
Em suma o cidadão corre mais riscos quando é internado em S. Maria do que ao praticar "street racing". Pelos vistos a Brigada de Trânsito, o novo Código da Estrada e os 300 radares comprados pelo MAI estão no sítio errado.

Sem comentários: