sexta-feira, julho 11, 2008

O que é ser de esquerda ?


"Ser de esquerda, hoje, é recusar a normalização imposta pelas ideias únicas, "objectivas", que se apoiam na antinomia: modernização mundial, ou o caos." (José Gil, "Visão", 10 de Julho de 2008)
Acho que algo correu mal nesta frase de José Gil. Não há ideias únicas e a ideia dele, que encabeça o post, é disso uma prova.
Se há quem diga "modernização mundial ou o caos" também há, por exemplo, quem ache que qualquer "modernização" é o caos. E também há quem, como eu, considere a palavra modernização destituída de sentido. Amanhã seremos todos, quer queiramos quer não, um bocado mais modernos seja lá isso o que for.
Para ser de esquerda não me parece que baste recusar a normalização referida, ou outra qualquer. Por isso, neste ponto, vou citar-me a mim próprio:
"Ser de esquerda é acreditar, e procurar, uma sociedade muito mais justa e muito mais produtiva que não se baseie no trabalho assalariado e na empresa capitalista." (ver porquê)

Sem comentários: