terça-feira, janeiro 26, 2010

Nas Nuvens

.



"UP IN THE AIR", em Portugal "Nas nuvens", protagonizado pelo mais famoso vendedor de cápsulas de café do mundo, George Clooney, é um filme muito interessante e complexo.
Tem como pano de fundo a propensão inata do capitalismo para reduzir os custos e aumentar os lucros, mesmo que seja necessário chegar ao absurdo de fazer a gestão de pessoal e comunicar os despedimentos recorrendo às técnicas do call center.
O mais interessante é que o filme estabelece um paralelo entre a família tradicional e a organização empresarial. Duas estruturas que ainda não conseguimos dispensar mesmo quando sabemos que não funcionam em bases sólidas ou que não respondem adequadamente às nossas necessidades.
O filme ensina que o casamento e o amor são coisas muito distintas. Como também são muito distintos o "trabalho como forma de subsistência" e o "trabalho como realização pessoal". Vulgarmente pensamos que precisamos dos primeiros mas na verdade precisamos é dos segundos.
Um filme que todos os apoiantes do casamento entre pessoas do mesmo sexo deviam ver.
Realização Jason Reitman, com George Clooney (uma escolha muito adequada), Vera Farmiga (excelente) e Anna Kendrick .
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olå amigo. Para nos ensinar que o casamento e o amor såo coisas bem distintas nåo precisamos de nenhum filme, bem basta a vida. Vou ver isso quando sair num cinema perto de mim. Beijinhos