sexta-feira, janeiro 01, 2010

Dar balanço


1) Há 20 anos, a política girava à volta de Cavaco Silva e de Mário Soares. Hoje, meus amigos, quem se lembra destas personagens?
2) Há 20 anos, o Presidente da República e o primeiro-ministro passavam a vida em guerras mais ou menos estéreis e em intrigas palacianas um contra o outro. Vejam só como a vida política era ridícula e como hoje ela é diferente...
3) Há 20 anos, o partido da oposição estava numa grande crise e aventava-se o seu fim. Hoje, felizmente, todos entendem o papel da oposição.
4) Há 20 anos, a Justiça era acusada de favorecer os ricos e os poderosos, além de ser muito lenta a resolver os casos em litígio. Hoje há respeito pela magistratura.
5) Há 20 anos, jornais como o “Diário de Notícias” pertenciam ao Governo. Hoje essa ideia seria impensável.
6) Há 20 anos, a Galp, a EDP, a PT e outras grandes empresas eram do Estado e uma pessoa só podia ser administrador de qualquer delas se o Governo deixasse. Hoje, tudo mudou e todas essas empresas são privadas.
7) Há 20 anos, uma pessoa para ter uma consulta ou uma operação ficava numa coisa chamada ‘lista de espera’. Hoje chega a parecer ridículo só o nome.
8) Há 20 anos, os professores não eram avaliados. Hoje isso seria um cenário impensável.
9) Há 20 anos, era impossível ver uma ópera de jeito em São Carlos porque o país não tinha dinheiro para pagar produções decentes. Hoje, felizmente, temos o que queremos e da melhor qualidade.
10) Há 20 anos, José Sócrates ainda não tinha acabado o curso de Engenharia Civil nem se tinha revelado um grande estadista.

Balanço de 20 anos de Cartas do Comendador, ou retrato de um país onde tudo mudou (extracto)
Comendador Marques de Correia, Expresso 31.12.2009
..

Sem comentários: