segunda-feira, junho 15, 2009

Vacas e ovelhas desaconselhadas

.


Andamos há muito tempo a ser educados na ideia de que os automóveis são uma temível fonte de poluição e que o campo, com os seus animais, um paradigma de respeito pela natureza.
Pois bem, esta, como muitas outras das nossas convicções, está agora posta em causa por mais um inesperado estudo científico. O nosso mundo parece estar a ser virado de pernas para o ar.
.
Vacas e ovelhas poluem mais do que os carros
Apesar do ar inofensivo, vacas, búfalos ou camelos são das maiores ameaças para o ambiente. A produção de carne e as emissões de gases destes animais contribuem em 18% para o aumento do aquecimento global. Mais do que o sector dos transportes (13,5%). A solução passa por mudar a alimentação do gado, mas também a nossa, reduzindo o consumo de carne.
...
As vacas têm no estômago uma bactéria que faz com que arrotem metano, e alguns estudos indicam que cada animal expele uma média de 500 litros deste gás para a atmosfera por ano.

4 comentários:

zé do boné disse...

Que fixe! vou já comprar duas Vacas.
Sempre são 1000 litros de gás metano.
Que gande negocio vendo a merda que elas cagam... poupo dinheiro no leite que compro na mercearia do ladrão do Belmiro Azedo.... e ainda posso vender o leite restante além claro de quando as vacas forem velhas vendo-as para bifes.

Luís Bonifácio disse...

Mera propaganda das organizações fascistas que se enscondem debaixo da designação VEGAN.

Aliás anteriormente já levei o raciocinio destes doentes ao absurdo

http://novafloresta.blogspot.com/2008/09/sobre-problemtica-das-flatulncias.html

Jorge Nascimento Fernandes disse...

Não é nenhum descoberta recente há muito tempo que se sabia que o metano, resultante da decomposição imperfeita da celulose ingerida pelas vacas e depois expelido sob a forma de gás tinha um efeito de estufa. Isto era do conhecimento do público informado sobre estes assuntos.
Um abraço
Jorge

António Abreu disse...

Se assim é, e relembrando o que terá acontecido aos dinossauros, estamos em risco de perder os bifes. Será por isso que o mercado energético vai baixar o gás natural?