domingo, dezembro 19, 2010

Pelo emprego na China


Na hora de abrir os presentes, a probabilidade de também serem produzidos naquela que é considerada a fábrica do mundo é francamente elevada: os brinquedos para os mais novos, os cachecóis e as peúgas para os mais velhos, as máquinas fotográficas, os plasmas e o material informático. O Pai Natal afinal tem uma fábrica de brinquedos com duendes atarefados, mas a maioria deles está no outro lado do mundo.
Até as prendas mais desejadas e caras deste Natal, o iPad, o tablet da Apple, e a consola de jogos Wii bem como a maioria dos telemóveis de última geração, não fogem à regra: viajaram do país oriental para fazer as delícias dos portugueses. è normal, na etiquetagem destes produtos encontrar o famoso Made in China ou Assembled in China.
Agência Financeira 18.12.2010
.
É por isso que estão em larga medida desactualizadas as teorias económicas que defendem o aumento do consumo privado para a criação de emprego.
Nas condições actuais, com a nossa industria debilitada como está, o consumo das famílias em Portugal cria emprego, sem dúvida, mas é na China.

.

1 comentário:

Manuel Vilarinho Pires disse...

Bingo!
Jogar dinheiro na economia, como pretendem a maioria dos economistas de esquerda, vai dar ao empresário contemplado a oportunidade de comprar um carro alemão e aos seus operários a de fazer as compras de Natal na loja do chinês...