sábado, dezembro 04, 2010

O TGV chinês avança

.

O comboio chinês da China Railway High-Speed, alcançou esta sexta-feira uma velocidade de 486,1 km/h, transformando-se na composição mais rápida do mundo, afirmou a agência Xinhua.
O recorde foi estabelecido no percurso que liga a cidade de Zaozhuang, na província de Shandong, até Bengbu, na província de Anhui, de 220 quilómetros.
Com isso, superou os 416,6 km/h atingidos em Setembro no trajecto entre Xangai, centro económico e financeiro da China, até Hangzhou, capital da província de Zhejiang.
O comboio, do modelo CRH380A, é utilizado no trajecto entre Pequim e Xangai, que em 2011 contará com 24 estações e unirá as duas cidades em quatro horas, passando por sete províncias formando a linha férrea de alta velocidade mais longa do mundo.
Entre outras características, a ferrovia mais rápida do mundo tem salas VIPs com sofás-camas, ecrãs planos de televisão e compartimento para reuniões privadas e de negócios.
A linha férrea Pequim-Xangai ligará as áreas económicas mais proeminentes do país e transformar-se-á na mais ocupada, já que diariamente transportará 220 mil passageiros.
O custo total da linha será de 12 mil milhões de dólares. Interessado na tecnologia francesa e alemã, o Ministério de Ferrovias chinês convidou empresas estrangeiras para investirem no projecto. Alstom, Siemens e Mitsubishi-Kawasak são algumas das envolvidas.
Actualmente, as linhas de alta velocidade da China alcançam os 7.531 quilómetros e são as mais longas do mundo. Na China, diariamente funcionam mil comboios e cerca de 1 milhão de pessoas utilizam o serviço.
Diário Digital 03.12.2010

.

2 comentários:

DOCTOR NO, NO, NO VIEGAS NO PLEASE- JUST SAY NO disse...

ora ainda bem e qual é a vantagem de mudar 1 milhão de chinks de um lugar para o outro todos os dias?

não conseguem sair da china

há chineses até ao tecto

Anónimo disse...

Pequim, 29 nov (Lusa) -- A visita à China do ministro português das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, que incluía a participação no 7.º Congresso Mundial da Alta Velocidade Ferroviária, foi cancelada, disse hoje à agência Lusa fonte oficial portuguesa.

António Mendonça era esperado em Xangai hoje de manhã (hora local) mas, devido à greve dos controladores aéreos espanhóis, o voo em que deveria ter saído de Lisboa, no sábado passado, foi cancelado, adiantou a fonte.

O ministro português ficaria dois dias em Xangai, partindo depois para Pequim, onde decorrerá o 7.º Congresso Mundial da Alta Velocidade Ferroviária, de 07 a 09 de dezembro.