segunda-feira, novembro 15, 2010

O adeus ao Kodachrome



São os 36 fotogramas mais históricos de sempre. Steve McCurry foi dos Estados Unidos a Oriente para fazer 36 fotos... com o último rolo de Kodachrome alguma vez feito. É o fim de uma era que se assinala. Em Dezembro fecha o último laboratório capaz de processar a emulsão histórica da Kodak.
O derradeiro laboratório de processamento de Kodachrome fecha em Dezembro de 2010, agora que a produção do filme acabou. Sabedor desse desfecho da longa vida da película Steve McCurry contactou a Kodak e solicitou oportunidade para fotografar com o derradeiro rolo saído da linha de produção. E foi isso que fez.
São porventura os mais caros 36 fotogramas alguma vez fotografados. Steve McCurry demorou cerca de dois meses para usar o rolo. Começou a série de fotos nos Estados Unidos, na zona de Nova Iorque, antes de seguir para a Índia para depois regressar. De Robert de Niro a um táxi com a matrícula PKR36 (a designação do Kodachrome na gama Kodak) a colecção abrange um leque de temas, como forma de historiar uma emulsão que fez história e que teve uma grande ligação ao percurso profissional de Steve McCurry. O fotógrafo diz ter em arquivo mais de 800 mil diapositivos Kodachrome.
FotoDigital



.

Sem comentários: