quinta-feira, novembro 18, 2010

A arte e o circo

.



Um artista e professor de fotografia da Universidade de Nova Iorque vai implantar uma câmara na parte posterior da cabeça para criar uma obra de arte que titulará "The 3rd I" ("O Terceiro Olho").
De acordo com a edição online do jornal americano "The Wall Street Journal", Wafaa Bilal pretende expor a obra no Museu Árabe de Arte Moderna do Qatar a partir de 15 de Dezembro.
O professor vai submeter-se a uma cirurgia para implantar o dispositivo durante um ano e enviar minuto a minuto imagens em tempo real dentro do museu, onde serão também instalados uns monitores para serem vistos pelos visitantes.
O artista de origem iraquiana será operado nas próximas semanas para que se lhe seja implantado um pequeno dispositivo que terá a aparência de um piercing, segundo fontes próximas de Wafaa Bilal citadas pelo jornal.
"The 3rd I" procurará fazer "um comentário sobre a inacessibilidade do tempo e a incapacidade de capturar a memória e a experiência", segundo documentos do museu sobre a acção do artista.
A obra de arte originou um debate na Universidade de Nova Iorque onde Wafaa Bilal é professor de fotografia e imagem, depois de alguns alunos terem manifestado preocupação sobre a preservação da privacidade durante as aulas.
O artista informou todos os estudantes das intenções do projecto e propôs à administração da universidade cobrir a câmara quando estiver dentro das instalações.
Jornal de Notícias, 17.11.2010
 
Mais um sinal do nosso tempo, o novo barroco do fim de uma era, em que a arte se refugia em acrobacias circenses.
 
.

1 comentário:

Anónimo disse...

São quatro fotógrafos de desigual renome e tendo em comum a mais inesperada característica para quem vive para captar imagens: são cegos. Usam os sentidos disponíveis para decidir o enquadramento e responder à questão fulcral: procuram o que perderam ou encontraram uma nova forma de ver? Carmen Olé, Evgen Bavcar, Annie Hasse e Alex de Jong são os protagonistas destes quatro documentários de 30 minutos cada que o Odisseia exibe sempre à quinta-feira na série “Bendito Mundo”. Para ver e rever.

Expresso 20.11.2010