terça-feira, março 30, 2010

Em terra de cegos

.

A maneira como tem estado a ser tratada a questão da indemnização dos utentes do SNS que cegaram devido a um erro hospitalar é simplesmente repugnante.
Um aparelho de Estado dado ao despesismo, em que a ministra esbanjou recentemente muitos milhões de euros numa vacina contra um boato de  gripe, revela-se agora meticuloso e sovina quando se trata de compensar pessoas que viram as suas vidas destruídas.
Num país onde tantos gestores públicos, que devem os seus lugares às amizades e conivências, arrecadam em cada ano milhões de euros em prémios só por terem feito aquilo que lhes compete, vemos agora nomear uma comissão para calcular ao tostão as indemnizações dos que vivem, por responsabilidade alheia, o horror da cegueira.

Aterroriza-me de tal forma a hipótese de perder a visão que considero quase impossível "pagar" tal sacrifício. Por isso acho que são casos em que as vítimas dificilmente receberão demais.
Gostaria de ver o Estado exercer com elas a magnanimidade que costuma reservar às corporações profissionais chantagistas e aos empreiteiros de obras públicas que custam sempre muito mais do que o orçamento.
.

Sem comentários: