quinta-feira, maio 14, 2009

A outra crise

.


Pequim, 13 Mai (Lusa) – As vendas a retalho na China, um dos principais indicadores do consumo interno, aumentaram 14,8 por cento em Abril, anunciou hoje o Serviço Nacional de Estatísticas.
O aumento foi mais acentuado nas zonas rurais (16,7 por cento), onde a maioria da população chinesa ainda vive.
Confrontado com o persistente declínio das exportações e a redução da procura internacional, sobretudo nos países mais ricos, o governo chinês investe agora no aumento do consumo interno.
Nos primeiros quatro meses deste ano, as vendas a retalho na China aumentaram 15 por cento em relação a igual período de 2008.
As exportações, pelo contrário, tem caído desde Novembro passado e em Fevereiro registaram a pior queda em mais de uma década (25,7 por cento).
Terceira maior economia do mundo, a seguir aos Estados Unidos e Japão, a China espera crescer este ano cerca de 8 por cento – 1,5 pontos acima do que o Banco Mundial prevê.

________________

O prémio Nobel da Economia, Joseph Stiglitz, acredita que a China pode sair "vencedora" da actual crise financeira devido à elevada taxa de poupança do país e às medidas tomadas pelo Governo. "O Governo chinês tomou medidas muito rápidas para enfrentar a crise financeira", disse Joseph Stiglitz num fórum que está a decorrer hoje em Pequim. As elevadas taxas de poupança podem ajudar as economias asiáticas a ultrapassar a actual crise, acrescentou o economista, citado pela agência Bloomberg.

Sem comentários: