sexta-feira, maio 15, 2009

Olhar as Subculturas, mas com mais interesse

.



Há uns tempos o site de fotografia OLHARES e a FNAC lançaram um concurso com o tema "Olhar as Subculturas" (ver aqui). A ideia era seleccionar sete fotografos portugueses e outros tantos brasileiros e, com as 28 fotografias seleccionadas, fazer uma exposição que percorresse algumas lojas da FNAC em Portugal e no Brasil. Eu concorri com fotografias do Carnaval de Lazarim e fui um dos sete portugueses selecionados.
Estando ontem no Porto resolvi ir ver a exposição que, neste momento, se encontra no Norte Shopping perto de Matosinhos (também está numa loja FNAC em S. Paulo, no Brasil).
Como podem ver nas fotografias publicadas mais acima, feitas com o telemóvel, a exposição encontra-se no café/bar da loja FNAC, bastante espaçoso mas com as mesas tão perto da parede que por vezes é preciso pedir licença aos seus ocupantes para nos aproximarmos do material exposto.
Por outro lado verifiquei que cada fotografia tem como legenda apenas o respectivo nome e a indicação do autor. Não há qualquer outra informação sobre o que significa, em que contexto se integra e porque constitui ilustração de uma subcultura.
Se a ideia do concurso, à partida, era chamar a atenção para as subculturas acho que desta forma tal objectivo fica muito aquém do desejado.
Esclareço que teria esta mesma opinião ainda que as fotografias expostas (algumas) não fossem da minha autoria.
P.S. - Passei o dia no Porto de um lado para o outro. Constatei que todas as linhas de metro (menos uma) conduzem ao Estádio do Dragão. Agora percebo porque ganham sempre o campeonato.
.

Sem comentários: