sábado, setembro 27, 2008

O caso do "azeite espanhol"

.


Em 1981, em Espanha, morreram mais de 45 pessoas e oito mil sofreram intoxicações, por envenenamento alimentar devido à mistura no azeite de óleo de colza, um óleo industrial, não refinado, que é tóxico.
A polícia espanhola acabou por descobrir várias instalações, nos arredores de Madrid, nas quais era engarrafado o azeite falsificado e confiscou grandes quantidades do produto adulterado.
Onze anos depois, alguns dos afectados por aquela doença tóxica vieram a público dizer que continuavam à espera de ser indemnizados e calculavam que o azeite adulterado já tinha provocado a morte de 987 pessoas em Espanha.
Apesar da proximidade geográfica e da muito maior gravidade das consequências o caso do "azeite espanhol", tanto quanto me lembro, não provocou tanta comoção como o actual caso do "leite chinês".
.

5 comentários:

Luís Bonifácio disse...

Olhe que não, caro Penim Redondo.

Na altura chegou a ocorrer pânico nas zonas fronteiriças, pois era onde se consumia mais azeite espanhol. Nesses tempos ainda vigorava um certo proteccionismo que conjuntamente com a produção nacional fazia com que a importação de azeite espanhol fosse bastante diminuta, e fosse completamente proíbida durante a crise.

Aliás em Espanha o principal meio de difusão do azeite adulterado era o facto de haver uma importante percentagem de azeite comercializado a granel, coisa que em Portugal, na época já era proíbido.

F. Penim Redondo disse...

Obigado pelos esclarecimentos caro Luís Bonifácio.

Também é verdade que naquela época os meios de comunicação não tinham a força que têm hoje.

NC disse...

Repare. Naquela altura fumava-se na TV. Mudam-se os tempos, mudam-se as sensibilidades

Anónimo disse...

El caso del aceite de colza desnaturalizado

Alentejus disse...

Foi um situação complicada principalmente em Espanha, mas hoje em dia, o azeite, quer em Espanha, quer em qualquer outro Pais é sinónimo de qualidade de vida.