terça-feira, setembro 30, 2008

Não tenho a mania das cruzadas

.

Desenho de Álvaro Cunhal

Seguindo o exemplo do José Simões no DER TERRORIST resolvi deixar clara, através deste post a minha posição sobre um esboço de campanha contra a construção de uma Pousada "no Forte de Peniche".

Reproduzo os comentários que escrevi no Caminhos da Memória sobre um post de Irene Pimentel:

"Antes que se crie um novo caso Maria Keil talvez fosse bom perceber qual é o conteúdo da proposta que, em abstracto, é realmente chocante.
Eu não conheço o edifício mas admito a hipótese de haver partes dele que não tenham que integrar um projecto museológico.Até admito que a existência de uma pousada adjacente, desde que bem pensada, tivesse efeitos positivos sobre esse espaço museológico.
Ninguém melhor do que a “Não Apaguem a Memória” para seguir o assunto e, de forma documentada, se for caso disso lançar uma campanha de protesto."
...

"Acho que o assunto é demasiado sério para se lançar na praça pública numa base puramente emocional.
O que eu pretendo é que seja explicado o que é que o projecto pretende fazer exactamente (dimensão, arquitectura, etc), que partes do edifício seriam usadas para “pousada” e qual a sua relevância quantitativa e histórica, que contrapartidas seriam dadas, etc, etc.
Depois de saber isso posso liminarmente recusar tal projecto. Antes de saber isso não posso dar um cheque em branco a ninguém. "

Já depois de ter escrito isto verifiquei, através de simples buscas no Google, que o assunto se arrasta há anos e até encontrei uma curiosa referência a Ferro Rodrigues em Fevereiro de 2004:

"O secretário-geral do PS, Ferro Rodrigues, considerou que “o país está parado”, após verificar que os projectos da pousada na Fortaleza de Peniche e das novas instalações da Escola Superior do Mar não estão assegurados pelo Governo. “Nesta zona, o turismo e o ensino de alta qualidade são alternativas fundamentais e, infelizmente, o que se verifica é que Peniche e o país estão parados. O que o PS está a fazer é a chamar a atenção do país para a gravidade do que se está a passar”, afirmou Ferro Rodrigues, após uma visita à Fortaleza e à escola do Mar, realizada no passado dia 13."

Por piada até se poderia dizer que a direita de então estava a travar a Pousada no Forte e a esquerda a fazer força para a concretizar. Agora temos um projecto, de contornos desconhecidos, que recebe o apoio dos autarcas de Peniche que pertencem à CDU e de dirigentes locais do PCP.

Em suma, embora os aspectos emocionais sejam muito relevantes neste caso, covém percebermos muito bem do que se está a falar antes de desembestar com uma cruzada. Estou farto de cruzadas equívocas contra os infiéis.

Se houver motivos para protestar podem contar comigo.

.

2 comentários:

Ana Cristina Leonardo disse...

Em suma, embora os aspectos emocionais sejam muito relevantes neste caso

claro que os aspectos emocionais são importantes (sem embora nenhum), precisamente porque é um assunto que diz respeito à História deste país e às eventuais histórias de cada um. E a memória é emocional, não apenas factual.
Quem visita Auschwitz também se emociona. E qual é o problema? A emoção é da condição humana. E é bom que nos continuemos a emocionar, para não nos transformarmos numas bestas desprovidas de humanidade

F. Penim Redondo disse...

Como sabe os sentimentos e as emoções são algo de muito íntimo.

Os que são esteriorizados com espalhafato raramente são os mais profundos.