
Terminei hoje uma viagem de 3 dias, num navio, pelo sul da Patagónia que culminou no lendário Cabo Horn debaixo de uma tempestade.
Trata-se de uma região grandiosa com inumeras ilhas, canais, fiordes e glaciares.
Fico optimista quando vejo estas vastidões ainda não degradadas pelo homem. Felizmente uma parte muito grande da América do Sul ainda esta bastante preservada e constitui uma enorme reserva de recursos.
Em pleno estreito de Magalhães ainda é possivel visitar uma ilha com milhares de ninhos de pinguins.
Num outro plano constata-se a fragilidade do cimento social destas sociedades da Argentina e do Chile, por exemplo.
O nacionalismo não tem o lastro do tempo e os heróis fundadores padecem de um certo ridículo.
Torna-se patente que uns quantos usaram as lutas da independência como pretexto para abocanhar quantidades gigantescas de terra, e de outras riquezas.
Puerto Natales, Chile
Penso rápido (120)
-
Vladimir Putin é o maior aliado e amigo da NATO, que há poucos anos (dizia
Macron) estaria «em morte cerebral».
Graças ao ditador russo, a Aliança Atlânt...
Há 7 horas


Sem comentários:
Enviar um comentário