terça-feira, julho 18, 2006

Se o ridículo matasse...


Sal de Cozinha Grosso Marinho Integral
emb. 1 kg

€ 0,29 / kg

Preço € 0,29 / Unid.


________________________________________________

A Autoridade da Concorrência condenou quatro empresas do sector do sal a uma multa de quase um milhão de euros, após ter detectado um cartel entre estas que provocou prejuízos no valor de 5,6 milhões de euros entre 1998 e 2004.

De acordo com esta entidade reguladora, a Vatel, que integra um grupo multinacional, a Salexpor, a Salmex e a Sociedade Aveirense de Higienização do Sal (Vitasal) organizaram-se num cartel entre 1997 e 2005.

Em 1997, estas empresas, que representam entre 75 e 90 por cento das vendas em Portugal de sal grosso para fins alimentares e industriais, fizeram um acordo de fixação e manutenção das suas quotas no mercado de comercialização por grosso.

A fixação destas quotas era feita com base no histórico das vendas de cada uma das empresas e previa um sistema de penalização ou compensação consoante aumentassem ou diminuíssem as suas vendas

TSF Online

________________________________________________


Esta enorme ferocidade da Autoridade da Concorrência tem o seu quê de ridículo quando nos vem dizer que se destina a proteger os consumidores.

É possível imaginar que um quilo de sal, se não houvesse o cartel, custaria 25 cêntimos em vez dos 29. Será que isso transformaria completamente o orçamento dos portugueses ?
Se a "Autoridade" se ocupasse dos combustíveis, por exemplo, empregaria muito melhor o seu tempo.

Devo aliás acrescentar que não percebo como é possível alguém produzir um quilo de sal por 0,29 euros (dos quais uma boa parte foi concerteza encher os bolsos dos hipermercados em vez de ir parar aos produtores e aos trabalhadores).
Não pode ser um negócio muito chorudo...

É como diz o povo: "Quem rouba um pão, é ladrão; quem rouba um milhão, é barão"

Sem comentários: