quinta-feira, março 03, 2005

O triunfo da mediocridade






Recentes declarações ao Diário Económico, da ainda ministra da “Ciência, Ensino Superior e Inovação” :
“O problema mais urgente que o novo responsável pelo ensino superior terá que enfrentar é o risco de esvaziamento de alguns cursos superiores como resultante da generalização de 9,5 como nota mínima obrigatória já no próximo concurso de acesso”. E conclui com a “necessidade de abrir excepções na regulamentação”.

A iliteracia dos portugueses não é uma descoberta recente. Também há muitos anos que se vem verificando que das nossas universidades e escolas saem engenheiros que não sabem falar nem escrever correctamente português, professores que não conseguem alinhar dois raciocínios seguidos, e jovens caixeiros que só sabem fazer uma soma com máquina de calcular.
Mas ouvir uma enormidade daquelas da boca da responsável pelo Ensino Superior é verdadeiramente uma... Inovação!

A geração que fez o 25 de Abril, teve de fazer o exame da 4ª classe; e 10 era a nota mínima para passar.....E não se podia dar mais do que 2 erros no ditado....
Devíamos ter vergonha do quanto andámos para trás desde então, depois de sucessivas e atabalhoadas reformas cheias de teorias “politicamente correctas”.

O problema mais urgente que os próximos responsáveis por todos os graus de ensino terão de enfrentar será o do combate à mediocridade sejam quais forem as roupagens de ela se reveste.
Já agora, se não for pedir muito, esperemos ter um(a) novo(a) ministro(a) que não deite coisas destas pela boca fora.

Sem comentários: