sexta-feira, outubro 19, 2012

QUEM É QUE PEDIU UM ORÇAMENTO REALISTA ?

.





A toda a hora o PS argumenta dizendo que o Orçamento do Dr. Gaspar não é realista, que a descida do PIB vai ser muito maior do que 1%.
Ou seja, queriam que o Dr. Gaspar tivesse feito o OE com base numa queda do PIB da ordem dos 3% (por hipótese). Em resultado dessa ideia brilhante o que aconteceria ?
As previsões de receitas do IVA e do IRC teriam que ser inferiores e em linha com a maior contracção económica esperada. Para dar cumprimento ao défice acordado com a Troika o Dr. Gaspar teria, portanto, que aumentar o IRS de forma muito mais violenta do que está a fazer. A emenda era pior do que o soneto.
O que aconteceu em 2012 ?
As receitas ficaram abaixo das previsões do OE2012. Resultado, a Troika concedeu mais um ano para o ajustamento.
Em 2013 vai muito provavelmente acontecer coisa semelhante.
Mas o prolongamento do período de ajustamento não era precisamente o que o PS pedia ?
Em suma, o Governo e a Troika arranjaram uma formula habilidosa para ir alongando os prazos sem provocar alarido, e sem espantar a caça.
O PS quer partir a loiça e dar escândalo na via pública. Para quê ?
É o que se chama inteligência de zurrinho.
Os irresponsáveis que espalharam a ilusão de que era possível adequar as despesa do Estado às receitas, o tal ajustamento, sem sofrer e sem empobrecermos todos, deviam ser chicoteados. 
Claro que o PIB vai diminuir até um novo equilíbrio que corresponde ao desaparecimento da "droga" do endividamento a que estávamos habituados. 
Se conseguirmos fazer essa aterragem de forma controlada é a partir desse novo equilíbrio que temos que tentar crescer de novo.

Sem comentários: