sexta-feira, julho 17, 2009

PIB chinês acelera para 7,9 por cento no segundo trimestre

.

O produto interno bruto da China aumentou 7,9 por cento, face ao mesmo período de 2009. Os dados divulgados hoje pelo instituto de estatística chinês mostram que a China é a primeira das dez maiores economias a recuperar da crise financeira mundial.
O país que mais contribui hoje para o crescimento económico global, ultrapassou também ontem o Japão no poder bolsista, ao passar a ter a segunda bolsa de valores mais poderosa do mundo.
Grande parte da valorização das acções chinesas ficou a dever-se ao plano de estímulo económico de quatro milhões de milhões lançados pelo governo de Pequim para impulsionar o investimento.Para além do pacote de recuperação económica, o crescimento acelerado do PIB ficou a dever-se ao investimento em imobiliário para 35,3 por cento em Junho, o aumento da produção industrial em 10,7 por cento no mês passado e a subida de 15 por cento das vendas a retalho.
Também ontem as agências noticiaram que as reservas em moeda estrangeira que a China possui aumentaram para 2,132 biliões de dólares (1,51 biliões de euros).
No entanto o porta-voz do instituto de estatística chinês alertou em declarações divulgadas pela Bloomberg que a recuperação da economia chinesa ainda não é “firme”, face à contracção da procura externa queda dos lucros corporativos e declínio da receita fiscal.

Público 16.07.2009

.

Sem comentários: