quarta-feira, julho 15, 2009

O vírus suíno da comunicação

Jornais e televisões insistem em nos dizer que já há mais de cem infectados com a gripe A em Portugal. Já encontrei várias pessoas que pensam que os primeiros infectados, em Maio salvo erro, ainda estão a padecer da doença.
Consciente ou inconscientemente propaga-se a ideia, errónea, de que neste momento temos cem pessoas doentes com a gripe A.

Porque é que não dizem nunca quantos casos estão por resolver neste momento ? dos cem que foram infectados ao longo dos últimos meses a quase totalidade já se curou e está a fazer a sua vida normal. Porque se oculta isto ?

Este e outros casos de distorção tornam-me muito pouco receptivo à informação de massa, à qual aplico uma desconfiança constante.

Um outro exemplo: os acontecimentos de Urumqi, capital de Xinjiang, na China (o DN situava Xinjiang na Ásia Menor).
Tal como no caso da gripe os jornais adoram mencionar o número de mortos e feridos mas esquecem-se de explicar quem matou quem e porquê.
Foram os da etnia han que mataram os da etnia uigure, ou foi ao contrário ?
Foi a polícia que matou os uigures e os han ou matou só um dos grupos ?
Os uigures foram reprimidos pela polícia por se estarem a manifestar ou por estarem a matar pessoas han ? Os han foram reprimidos pela polícia por estarem a matar uigures ou por se estarem a manifestar ?

Quem esclarece estas dúvidas ? Ninguém parece interessado em que estas dúvidas se esclareçam pois isso permite propagar a versão mais útil em cada momento ou que vende mais.
.

Sem comentários: