sábado, junho 28, 2008

Novo TGV Chinês

.


A China, ignorando olimpicamente os alertas do PSD, vai inaugurar em Agosto um combóio de alta velocidade entre Pequim e Tianjin, onde serão realizadas algumas provas das Olimpíadas.

O novo combóio designado "Harmonia", produzido na China em parceria com a Siemens, pode alcançar os 350 km/h.



1 comentário:

Anónimo disse...

Oito dias antes da inauguração dos Jogos Olímpicos, a China inaugura hoje a sua primeira linha de alta velocidade, entre Pequim e Tianjin, numa extensão de 130 quilómetros que serão percorridos em menos de meia hora. Hexie (que significa harmonia) é o nome do "TGV" chinês.
A nova linha terá quatro estações - Pequim Sul, Yizhuang, Wuqing e Tianjin e capacidade para velocidades de 350 Km/hora. Tem características inovadoras - os carris são aplicados directamente na plataforma sem necessidade de balastro (brita onde assentam as travessas).
A construção desta linha foi feita em prazos pouco habituais quando comparados com os projectos europeus. Foi iniciada em Julho de 2005 e terminada em Dezembro de 2007, tendo estado em testes desde então.
A China construiu o seu próprio comboio. O Hexie tem o nome técnico de CRH2 e CRH3 e bateu o recorde de velocidade daquele país ao alcançar os 394,3 Km/hora durante uma viagem de testes dia 24 de Junho.
Concebido para transporte de massas, este "TGV" chinês será uma espécie de comboio suburbano da região de Pan Bohai e é considerado um projecto complementar dos Jogos Olímpicos.
Nos próximos três a cinco anos serão inauguradas mais linhas de alta velocidade: Pequim-Harbin, Pequim-Guangzhou, Pequim-Xangai, Lianyungang-Lanzhou e Harbin-Dalian.
Segundo a UIC (União Internacional dos Caminhos de Ferro), nos próximos 15 anos as autoridades chinesas esperam construir 10 mil quilómetros de "linhas rápidas dedicadas ao transporte de passageiros" com velocidades entre os 250 e os 300 Km/hora.
Com a inauguração de hoje, a rede mundial de linhas de alta velocidade ultrapassa a cifra dos 10 mil quilómetros (tantos quantos os projectados pelos chineses). Segundo a UIC, o número de comboios de alta velocidade que hoje circula no mundo é de 1750.
Para afirmar a sua futura liderança no sector ferroviário, a China organizará em 2010 o VII Congresso Mundial de Alta Velocidade - Highspeed -, que terá lugar em Pequim em Dezembro. As anteriores edições deste congresso foram todas na Europa.

Público, 01.08.2008