terça-feira, abril 08, 2008

A ponte é uma miragem...

.


O "Prós e Contras" de ontem, em pleno contraditório de especialistas, tornou claro que alguns argumentos dos adversários da ponte Chelas-Barreiro são infantilmente inconsistentes. A saber:
- As fotomontagens com que se pretendia antever o impacto visual da nova ponte, e que a comunicação social divulgou amplamente, estão grosseiramente erradas. Correspondem a uma ponte com pilares da ordem dos 500 metros de altura (na ponte projectada têm menos de metade).
- Os 60.000 automóveis que a nova ponte viria a "despejar" em Lisboa são afinal 30.000 e desses uma parte significativa entraria na cidade de qualquer modo pelas outras pontes já existentes.
É aterradora a falta de consistência dos "especialistas" que pululam na nossa sociedade e também a falta de controle com que toda a espécie de argumentos e teses invade diáriamente o nosso mundo mediático saturado de "unsound bites" (já tinha referido a nova ponte AQUI).
Helena Roseta, com medo dos 60.000 carros invasores, e Luís Filipe Menezes com a proposta do tunel da Trafaria, atiraram-se como gato a bofe à nova ponte ainda antes de terem validado a informação em que se estavam a basear. Um espectáculo triste.
Conclusão: quer se trate do Tibete, do aquecimento global, dos acidentes de viação ou de outra "evidência" qualquer constitui um acto de cidadania recusar embarcar acriticamente na carneirada geral.
De cidadania e de saúde mental.

Sem comentários: