segunda-feira, novembro 26, 2007

A melhor da semana passada - 15

.

Um bocadinho mais para a esquerda ?



O primeiro-ministro Sócrates é uma pessoa que me surpreendeu muito positivamente. Quando entrou no Partido Socialista, jovem, era eu líder do partido. Pensei que ele fosse uma criatura do Guterres... Era a minha ideia, mas era uma ideia falsa. Estava errado. Ele não é uma criatura do Guterres. Ainda agora em Madrid disse isso ao Guterres.
...
É assim: eu acho que passados estes dois anos - ele [José Sócrates] tem mais quatro até às próximas eleições em 99 [Mário Soares engana-se pois quereria dizer mais dois anos, até 2009] -, deve ter grandes preocupações, a partir de agora, com o mundo do trabalho. Deve dialogar com o mundo do trabalho.
...
Bem, os grupos económicos são necessários. Mas eu acho que houve uma vaga neoliberal vinda da América. E essa vaga neoliberal é uma ideologia. Quando disseram que acabaram as ideologias... realmente acabou o comunismo por implosão, acabou o nazi-fascismo porque foi derrotado, mas veio o neoliberalismo, que é uma outra ideologia perniciosa para a América, em especial, e para o mundo, também para a Europa. Houve uma vaga que entrou...
...
Não fui, não fui eu, porque eu nunca aceitei que tenha metido o socialismo na gaveta. Quem inventou isso, claro, foi o Partido Comunista, que disse que eu estava a meter o socialismo na gaveta. Porque, realmente, há tempos para tudo.
...
E eu respondi-lhe: "Olhe, ó meu caro amigo, o senhor governador faça favor, para a próxima vez, não me acorde às duas da manhã, porque se é a bancarrota eu tenho de estar lúcido amanhã de manhã e, portanto, preciso de dormir agora. Deixe- -me lá dormir." Bem, não houve bancarrota. Mas estivemos muito próximo, realmente.
...
A China preocupa-me mais do que a Rússia, curiosamente. Porque a China, infelizmente, é a combinação de dois regimes, os piores. Tirou o pior do comunismo, que é um comunismo duro e puro, dominado pelo Politburo. E tirou do capitalismo o pior que tem, que é o capitalismo selvagem que não se interessa pelas pessoas. Só se interessa em que a taxa de crescimento suba.
...
E depois há outra coisa: é que os chineses apostaram e puseram a sua economia a comprar os títulos de dívida pública dos EUA. E isso parece muito inteligente à primeira vista. Mas a verdade é que eles agora estão cheios de títulos do Tesouro dos EUA, mas os EUA entrando numa situação difícil, de crise financeira, de crise de inflação, de aumento do desemprego, e, com o dólar a descer todos os dias, é evidente que isso cria um problema à China imenso.
...
Acho que o aparecimento de novos partidos é possível. Apareceu o Bloco de Esquerda, pode aparecer outro bloco de direita. Podem estar em gestação muitas coisas, não sei se estão. Relativamente ao PS, eu gostaria que o PS agora se voltasse um bocadinho mais para a esquerda.
...
Considero que tem sido uma figura discreta (refere-se a Cavaco) e que tem tido bastante bom senso na sua actuação. Aliás, era de esperar que assim acontecesse. Tem feito o seu papel com discrição. E bem. Até aqui.
...
Ficámos (MS e Chavez) com relações bastante cordiais.Até posso dizer, talvez, de simpatia e de amizade. E eu falei uma vez nisso com o presidente da GALP, o engenheiro Ferreira de Oliveira. Ele é que foi verdadeiramente o cérebro e o herói desta coisa. Fez realmente a negociação e muito bem. É um grande técnico de petróleos e eu não percebo nada de petróleos,como é evidente.
...
A Fundação Mário Soares tem as suas contas em dia mas não recebe dinheiro público. Ou, por outra, já tem recebido algum de empresas públicas mas não recebe propriamente dinheiro...A Fundação precisa de subsídios.
...
Nós temos várias empresas, bancos e não bancos, que ou nos dão coisas pontuais ou se comprometem e dão um tanto por mês para a Fundação. A GALP está nesta categoria.

Extractos da entrevista de Mário Soares ao DN de 25 de Novembro 2007

_____________________________

Se, como dizem, o Mário Soares é o pai da democracia portuguesa então confirma-se o velho ditado: "Tal pai, tais filhos..."

Sem comentários: