terça-feira, abril 18, 2006

Taichi ao amanhecer



Xian, China, 18 de Abril 2006.

Hoje acordei as 6:30 e pouco depois abri o cortinado e espreitei pela janela do quarto no decimo nono andar.

A enorme praca em frente 'a "Camara Municipal" estava polvilhada de praticantes das mais variadas formas de exercicio fisico: Taichi, corrida, badminton, etc.

Xian e' uma cidade chinesa de media dimensao, com os seus 8 milhoes de habitantes, que muita gente associa aos guerreiros de terra-cota enterrados no mausoleu do primeiro imperador chines ha' mais de dois mil anos.

Xian foi, nem mais nem menos, o ponto de partida da rota da seda, cidade visitada por Marco Polo e capital do Imperio durante cerca de mil anos. Pergaminhos nao lhe faltam.

Hoje, depois das visitas da praxe aos locais turisticos, andei pelas ruas durante horas apreciando a espantosa vivacidade do comercio e dos pequenos restaurantes. A cidade e' muito aprazivel e revela uma forma de estar e apreciar a vida que nao tem nada a ver (para muito melhor) com Pequim.

As lojas de roupa jovem sao muito numerosas e, exceptuando os problemas do idioma, eu senti-me como se estivesse em Lisboa.

Os incidentes que resultam da enorme dificuldade da comunicacao enchem os dias de gargalhadas e mostram a principal desvantagem dos chineses no seu percurso para se tornarem uma grande potencia economica mundial; enquanto nao forem capazes de ensinar ingles a centenas de milhoes de jovens terao muita dificuldade em se "globalizar" em certos dominios economicos.

Num infantario que visitei ha' dias tomei consciencia de que aprender chines, na sua forma escrita, e' ja' um empreendimeto de monta. Tambem aprendi que a fonetica e' ensinada em paralelo e que para tal sao usados caracteres praticamente identicos aos nossos. Fiquei convencido que paulatinamente os chineses adoptarao os caracteres ocidentais.

Outra coisa de que me convenci, a ver televisao, foi que os capitalistas de Taiwan estao ansiosos por se juntar 'a "mainland".

Para ja' e' tudo. Lamento nao ter os nossos acentos disponiveis e tambem o facto de nao poder ver estes meus posts depois de publicados.

Por alguma razao que me escapa eu posso adicionar entradas ao meu blog DoteCome mas depois estou impedido de ver o que acabou de ser publicado.

Misterios...

Sem comentários: