sábado, abril 01, 2006

Os ricos que paguem a crise ?


As cotadas do PSI-20 ( PT, BCP, SONAE, BES, etc.) atingiram lucros recorde em 2005, subindo cerca de 85% face a 2004.Os resultados líquidos obtidos davam para financiar uma vez e meia o aeroporto da Ota. As mais-valias e os resultados extraordinários financeiros foram decisivos para esta "performance".

As 20 empresas de referência da Euronext Lisbon atingiram um conjunto de resultados líquidos recorde, registando um crescimento de cerca de 85% face ao ano anterior, com base em indicadores contabilísticos e perímetros de consolidação comparáveis.

Em 2004, os lucros conjuntos das empresas integrantes deste índice rondaram os 2.570milhões de euros. A soma dos lucros das cotadas no PSI-20 ascendeu, assim, a 4.743,6 milhões de euros, um montante que segundo os últimos dados conhecidos dava para financiar "uma Ota e meia", uma vez que o investimento previsto para o novo aeroporto internacional de Lisboa está avaliado em cerca de três mil milhões de euros.

Até parece chegada a altura de os ricos pagarem a crise no entanto o Governo anunciou ontem que no mesmo ano, 2005, o défice das contas do Estado ascendeu a 8.800 milhões de euros. Ou seja, a totalidade dos lucros dos 20 maiores potentados económicos portugueses só cobre cerca de metade dos "prejuízos" do Estado.

Os números mostram que certas palavras de ordem vão ter que ser repensadas para não andarmos a propalar ilusões com base em objectivos irrealizáveis.

Já é altura de percebermos, nós todos os que nos reivindicamos da esquerda, que isto só lá vai com um novo tipo de sociedade, não só mais justa mas também incomparávelmente mais produtiva.

Sem comentários: