quarta-feira, outubro 02, 2013

A luta de classes e o Imperador da China



A luta de classes e o Imperador da China 
(para o meu amigo Mário De Carvalho)

A pessoa vai à mercearia e gasta mais do que pode, em produtos que o senhor Joaquim comprou por tuta e meia e nos vendeu por várias tutas. O senhor Joaquim é um ganancioso.

Mas o senhor Joaquim protesta com a anemia do negócio, que os grandes hipermercados sugam pelo tubo do marquetingue. O Belmiro é um monopolista.

Mas o Belmiro mostra a estatística, que já foi melhor antes da crise, e acusa os bancos de salgarem os juros e minguarem o cacheflou. O Ricardo Salgado é um chupista.

Mas o Ricardo Salgado alega que o malparado é galopante e que a sua burra está minada de imparidades, tudo por causa da torneira frouxa do BCE. A Merkel é uma megera.

Mas vem a Merkel e diz que os mercados são volúveis e ingratos. Fogem com os fundos para outros continentes se ela não tiver mão de ferro na despesa. O Fitch dos ratings é um sacana.

Mas então o Fitch declara que não tem culpa de o Obama imprimir dólares à pazada deixando os grandes proprietários à beira de um ataque de desvalorização. O Obama vive acima das suas possiblidades.

Mas o Obama, com a prosápia que todos lhe conhecem, demonstra que os chineses com os seus produtos baratuchos e o seu dumping social, é que corroeram a balança comercial. O Comité Central é um perigo universal.

Mas ouvido o Comité, e o seu arrevezado parlapié, conclui-se não ser fácil alimentar para cima de mil e trezentos milhões, mesmo magrinhos. Dizem até, que agora é a nossa vez, para ter paciência de chinês.

Já houve um tempo em que o Imperador da China, com total poder absoluto sobre a vida dos seus milhentos súbditos, não tinha sobre nós qualquer efeito fossem quais fossem as suas birras.
Nem o Lorenz se tinha ainda lembrado do efeito borboleta.

Tempos felizes e simples em que nós podíamos encontrar a esmo, na nossa vizinhança, as causas e os culpados de todas as nossas desditas
(algumas almas ingénuas continuam, aliás, a fazê-lo).


.

Sem comentários: