sábado, fevereiro 25, 2012

VITAFOTOLOGIA

.


(clicar para ampliar)



Este interessantíssimo texto de Pedro Mexia no Expresso de hoje, que me diz tanto, motivou no meu espírito um vasto conjunto de reflexões. 
Eu, como muitos, fiz fotografias durante a vida inteira. Não só "Momentos Kodak", no sentido que Mexia atribui ao termo, mas muitas outras dos mais variados géneros.


Sou levado a pensar que este tipo de percurso, feito com imagens, não tem tido a mesma atenção que é dedicada ao que cada um escreveu, disse ou fez.
Claro que o acervo produzido por fotógrafos de renome é estudado e exposto ao grande público mas no sentido de perceber e reconhecer uma obra.
A verdade é que mesmo as fotografias que fazemos como "homens comuns" têm muitas vezes, ainda que inconscientemente, o intuito de produzir uma espécie de notoriedade íntima.


Quando olhamos para aquilo que cada um decidiu fotografar, e para a forma como o fez ao longo da vida, mesmo quando se trata de pessoas que não pertencem ao conjunto estabelecido dos "artistas", é ou não possível traçar um perfil psicológio e cultural? reconhecer caminhos paradigmáticos de grupos e classes? apreender sociologias do comportamento e visões do mundo? verificar a influência das épocas, modas e fases da vida? detectar pegadas sociais e psicológicas das tecnologias?


Se estas perguntas podem ter resposta positiva então há que inaugurar um novo conceito, uma nova disciplina e um novo campo de investigação: a VITAFOTOLOGIA.



Sem comentários: