sábado, dezembro 31, 2011

PAX SÍNICA

.




Muitos questionam-se como é que uma Pax Sinica [paz chinesa] mundial pode parecer: como é que a influência mundial da China se manifestaria? Como é que a hegemonia chinesa diferiria da variedade americana?
...
Enquanto os americanos levam a sua bandeira bem alto, os chineses trabalham arduamente para serem invisíveis. As comunidades chinesas, no mundo inteiro, conseguiram tornar-se influentes nos seus países de acolhimento, sem serem ameaçadas; conseguiram ser fechadas e não transparentes, sem provocarem a ira; conseguiram ser uma ponte de ligação com a China, sem parecerem ser uma “quinta coluna”.
...
A América, pelo menos em teoria, prefere que os outros países partilhem os seus valores e ajam como americanos. A China só pode recear um mundo onde toda a gente aja como os chineses. Deste modo, num futuro dominado pela China, os chineses não definirão as regras, mas procurarão tirar o maior proveito possível das regras que já existem.


Leia este interessante artigo de Ivan Krastev no Público




.

1 comentário:

Anónimo disse...

Como já tive oportunide de referir as tuas contribuições para a compreensão da nova China são por mim muito apreciadas. Ora aqui está um espaço de convergência. Convergência aqui divergência acolá. Vamos a caminho da superação...
Bom, continua.

Saudações

João Pedro