domingo, fevereiro 24, 2008

Um SAP na Torre ?

"Em trinta anos que já levo a olhar para a coisa, já vi muitos ministros do Ambiente: bons, maus, sofríveis, corajosos ou acomodados. Nunca conheci nenhum cuja inutilidade fosse tão absoluta. O problema é que, quando se é ministro do Ambiente e, para mais, de um governo que apostou em transformar todo o património natural que resta em ‘território PIN’, ser-se inútil não é ser-se inócuo: pelo contrário, é ser-se deliberadamente útil ao crime projectado. Os investidores projectam, Nunes Correia assina e a obra nasce. Nasce em qualquer lado, mas sempre e de preferência onde era suposto não poder nascer: na Rede Natura, em áreas da Reserva Agrícola ou Ecológica, nas rias, nos sapais, no montado ou até em cima de grutas ou promontórios (!), como sucede no Algarve. Para enganar os tolos, dizem o mesmo de sempre: que isto não é turismo de massas, mas sim de qualidade. Mas basta olhar para a lista dos investidores com projectos já aprovados para Alqueva, e onde se incluem alguns dos piores patos-bravos do país, para perceber o que eles entendem por qualidade. Para acabar de vez com a sua linda obra só falta a este Governo e a este ministro darem a machadada final que têm em estudo: transferir para as autarquias a faculdade de decidir a delimitação das Áreas de Reserva Agrícola e Ecológica. Seria como confiar a um assaltante de bancos a guarda das reservas de ouro do Banco de Portugal."

Concordo absolutamente com este desabafo de Miguel Sousa Tavares no Expresso de ontem.
O património natural ou edificado não pode ser visto como um recurso próprio dos habitantes locais, passível de alienação ao sabor das guerras de caciques autárquicos que prometem mundos e fundos para ganhar as eleições.
As paisagens, as praias e os monumentos são de todo o povo. Não podemos deixar que se destruam verdadeiros tesouros, com acções irreversíveis, em troca de uns hipotéticos "postos de trabalho" (para jardineiros, empregados de mesa e mulheres a dias ?).
Que diríamos se a junta de freguesia de Santa Maria propusesse a instalação de um SAP na Torre de Belém ?

Sem comentários: