terça-feira, maio 08, 2007

Pós de Contra-Informação



O "Prós e Contras" de 7 de Maio foi promovido desta forma:


Direita ou esquerda?O que valem estes conceitos?Que agendas políticas suportam?O que significa ser de esquerda ou de direita?O Choque de Valores com Mário Soares, Adriano Moreira, Miguel Portas e Paulo Rangel no maior debate da televisão portuguesa.


Claro que a escolha dos intervenientes não permitia grandes expectativas mas o conteúdo do debate conseguiu, mesmo assim, ser desgostante.

Como não podia deixar de ser perdeu-se a maior parte do tempo com declarações "impressionistas" sobre as eleições em França mas isso, creio eu, foi a forma de as "personalidades" presente nos dizerem que não sabem muito bem como responder à pergunta central do debate: "O que significa ser de esquerda ou de direita ?".

Depois de tudo espremido o cidadão, se ainda estiver acordado, concluirá que a diferença se centra no papel do Estado.

A esquerda vai desde o Estado à moda da velha URSS, proprietário de tudo e patrão de todos, até ao mirífico Estado Regulador de Mário Soares, que mantém os capitalistas numa atitude "civilisada".

Não se sabe muito bem com que critérios determinar o ponto de equilíbrio nem como conseguir o bom comportamento dos capitalistas a quem se entregou, em exclusivo, o papel de dinamizar a economia e dessa forma gerar os impostos que pagam o Estado Social.

Mesmo com a presença do "perigoso esquerdista" Miguel Portas ficou a perceber-se que, à esquerda, desapareceu completamente a ideia de uma sociedade pós-capitalista.

Não houve uma única menção a um novo paradigma de organização social e económica.

E no entanto esse "novo mundo", para o bem ou para o mal, está a nascer.

3 comentários:

Jorge Nascimento Fernandes disse...

Faltava a voz do PCP

Joana Lopes disse...

Sinceramente, acho que o PCP não vonha acrescentar grande coisa...

Quanto ao que o Fernando diz, claro que é verdade mas até acho que foi dos programas menos maus. Tudo depende das expectativas, mas como as minhas, à partida, eram muito baixas, até vi o programa todo...

Jorge Nascimento Fernandes disse...

Cara Joana

O meu comentário tinha uma certa ironia e devia ser acompanhado do site da DORL do PCP, que junto
http://dorl.pcp.pt/