quinta-feira, setembro 29, 2005

Um instrumento maravilhoso num local fabuloso


(clique na imagem para ver versão ampliada do cartaz)


A Academia da Guitarra Portuguesa e do Fado
e a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna

Anunciam uma série de 6 (seis) Concertos Comentados de Guitarra Portuguesa Tradicional de Lisboa a ter lugar entre Outubro de 2005 e Março de 2006 no Palácio Fronteira Largo de S. Domingos de Benfica.

Datas: 8 de Outubro, 12 de Novembro, 10 de Dezembro, 14 de Janeiro, 11 de Fevereiro e 11 de Março. (2º sábado de cada mês)

É necessária reserva, com atempado pagamento, através dos contactos da

Academia da Guitarra Portuguesa e do Fado (96 801 64 46)
e da
Fundação das Casas de Fronteira e Alorna (21 778 45 99)

Os instrumentistas são alguns dos melhores intérpretes da Guitarra Portuguesa de Lisboa, com respectivos acompanhamentos de Viola: António Chainho, João Torre do Vale, Paulo Parreira, Ricardo Parreira, José Pracana, José Elmiro Nunes, António Parreira e Carlos Gonçalves.

Preço: 20 euros (número limitado de lugares)

A Guitarra Portuguesa Tradicional de Lisboa tal como definida para estes concertos, é uma forma de tocar a Guitarra Portuguesa, na versão da Guitarra de Lisboa, que encontra cada vez menos praticantes profissionais, mas que mantém um interessante número de apreciadores. Requer uma linguagem não estritamente musical e sobretudo uma dádiva emocional do próprio executante.

Trata-se de uma manifestação rara e esta iniciativa da ACADEMIA DA GUITARRA PORTUGUESA E DO FADO, dedicada à defesa e protecção das nossas melhores e mais específicas tradições culturais, tem o apoio da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna. Os Concertos, com comentários didácticos, realizam-se na Sala das Batalhas, no nobre e bonito Palácio Fronteira, ele próprio muito significativo para a apreciação da nossa identidade cultural.

Sem comentários: